sexta-feira, 18 de abril de 2014

Processo de Prospecção e seus Beneficios



 


A prospecção é uma das fases mais importantes do ciclo de vendas por tratar-se de uma ação para aumentar a carteira de clientes e, desta forma, ampliar a atuação da sua empresa no mercado.

Planejamento  estratégico comercial ,  com validações  e pesquisas de caráter investigativo dos prospects ,  o validações desde a geração de leads , suspectes , prospectes ,  clientes  e pós vendas , acompanhamento de todos processo com relatórios.


O serviço inclui:
·         Pré triagem de banco de dados de empresas
·         Qualificação de potenciais clientes;
·         Identificação de decisores;
·         Levantamento de informações de negócio.
          
O resultado deste serviço gera um banco de dados com:
·         Nome da empresa,
·         Nome da pessoa chave,
·         Telefone de contato,
·         E-mail
·         Agendamento de reuniões
·         Outras informações obtidas durante o processo;

Trazer o cliente para o processo de prospecção tem inúmeras vantagens, dentre as quais, podemos afirmar que perdem-se mais negócios por falta de conhecimento do cliente numa primeira abordagem, ou seja, pela falta de prospecção, do que por erros gerados em qualquer outra etapa  da negociação.

Por vezes, a prospecção pode não ter um retorno imediato, mas isso não significa que deu errado. Geralmente um grande negócio não é realizado logo na primeira visita, mas esta pode ser o início de grandes negociações futuras. Conquistar novos clientes é algo que merece uma elaboração muito bem feita, haja vista que está distante, muitas vezes, do que chamamos de fidelização do cliente.
Podemos, depois de uma prospecção bem planejada, descobrindo-se as reais necessidades do cliente, atingir suas expectativas ou ainda, ir além dessas expectativas, o que seria, sem sombra de dúvida, uma meta mais do que atingida.
Este conjunto de ações não nos faz experts no processo de atrair novos clientes, uma vez que a venda é, em grande parte, realizada individualmente, sendo necessário ter aliados neste processo.

Desta maneira conquistará novos clientes por prospectar, analisar, aplicar um plano de ação alinhado às necessidades do cliente para com isso iniciar um processo constante de fidelização.

As falhas nas vendas podem advir da falta de uma prospecção adequada, pois a razão é óbvia, quando não se consegue clientes por não ter existido a prospecção, não se realiza vendas. Neste contexto existe uma lógica, a vantagem do processo de prospecção está diretamente ligada ao aumento dos ganhos.
Consequentemente, não há que se falar em desvantagens nesse processo. É preciso planejamento e estratégia na hora de vender.

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