terça-feira, 12 de novembro de 2013

Networking como ferramenta indispensavel para Prospecção


Nos dias atuais, é necessário ter um conjunto de contatos e mantê-los sempre atualizados, pois poderão servir para oportunidades futuras de negócios ou para o seu sucesso profissional. Estamos falando do Networking, que é um importante instrumento de marketing pessoal e que te permite mostrar quem você é e o que você faz, para seus amigos e seus contatos.Atualmente, esta é uma das melhores ferramentas usadas pelas empresas, para a maior parte de suas contratações. Muitas das vagas existentes são preenchidas por meio de indicações, por isso, é preciso manter um bom relacionamento com as pessoas certas, para que você seja sempre lembrado e para contatá-las em momentos oportunos e necessários.

Para ser um bom Networker você precisa saber aproveitar todas as oportunidades de contatos profissionais. Todas as vezes que conhecemos algum profissional, independente do local, que poderá ser em uma visita, um curso, uma palestra ou até mesmo em uma festa, deve-se aproveitar a oportunidade e estabelecer um contato e futuramente fortalecê-lo, gerando, assim, oportunidades de negócios, tanto para você, como para uma indicação sua, pois o Networking é, também, uma forma de demonstração de confiança, e ajuda mútua, tornando os relacionamentos honestos e autênticos.

Quanto maior for sua rede de contatos, maiores serão suas chances de solucionar problemas pessoais ou profissionais, sem demonstrar oportunismo,
e sim de forma natural, por isso devemos nos habituar a manter e aumentar esses contatos, sempre que possível. Exige-se disciplina, técnica, elegância e principalmente educação para se manter um bom Networking.

Para montar seu Networking, é preciso ter um breve discurso preparado, com frases bem escolhidas e que possam demonstrar seu histórico profissional, sem exageros, para não ser confundido com um currículo, mas que possa ser usado tanto em ocasiões informais quanto formais, fazendo com que o ouvinte se interesse e mantenha um futuro contato com você. Para que isto aconteça, esteja sempre com cartões de visitas com todos os seus dados pessoais, caso você esteja desempregado, ou seus dados profissionais, se você estiver empregado no momento.

Seu Networking poderá ser formado por seus colegas de trabalho, tanto antigos quanto atuais, independente do cargo, seus contatos profissionais e pessoais, podendo até incluir seus contatos de redes sociais, indicações profissionais de familiares e amigos. Quanto maior for a diversificação de seus contatos, maiores serão suas oportunidades profissionais. Procure ter, entre seus contatos, algumas pessoas influentes e mantenha uma relação amigável com essas pessoas, criando sempre um vínculo agradável de relacionamento, sem forçar a barra para não ser tido como inconveniente.

Com a facilidade de mandar e-mails, às vezes nos esquecemos do contato pessoal, que ainda é a maneira mais eficaz para se manter uma interação entre as pessoas. Reveja seus amigos, fale de suas necessidades para que eles possam ajudá-lo e ouça-os caso venham a te pedir ajuda. Seja solidário, sem buscar ou esperar retribuição, pois, desta forma, você estará contribuindo para consolidar o seu Networking de forma positiva e lembre-se de que ninguém é competente o suficiente sozinho. Para conseguir ser competitivo no mercado de trabalho, é preciso ter uma ampla rede de amizades e relacionamentos, tanto para ajudar como para ser ajudado.

0 comentários :